Thursday, June 11, 2009

Virando bicho-green


Eu acho que já comentei (talvez até demais) sobre o quanto a população de San Francisco e da Bay Area têm vocação para eco-conscientes (ou eco-chatos, dependendo do ponto de vista). Realmente, essa onda de consciência ecológica é fortíssima aqui, e bem fácil de se notar pela quantidade de Smarts e Prius, de sacolinhas reusáveis super fashion, garrafinhas metálicas para água, gente pedalando e usando transporte público, e por aí vai.
Prova do quanto a cidade lidera a turma dos "vamos-fazer-o-planeta-um-lugar-melhor-para-as-futuras-gerações" é o projeto que a prefeitura de San Francisco acabou de lançar: o Urban EcoMap. Trata-se de um site onde os cidadãos encontram informações sobre as emissões de gases com efeito estufa da cidade, separados por bairro e por principal fonte de emissão (transporte, energia e lixo). 
Além de comparar os bairros uns com os outros e com a meta de emissões estabelecida pela cidade (que é de 20% de redução até 2012), os usuários recebem um monte de dicas e recursos para reduzirem suas emissões e assim, colaborarem com o objetivo da cidade.
Super bacana, não?

2 comments:

Paulinha Lima said...

Hah! meu cep eh o oitavo menos poluente. Já pensou se agora as famosas "neighborhood counseling meetings" vão ficar tipo "competindo"? Só aqui mesmo, afe!

Leandro Wirz said...

kakakaka "bicho-green" é ótimo! Vou adotar.