Sunday, July 5, 2009

4 de Julho


Ontem foi o feriado mais importante para muitos americanos: o dia da independência deles. Caiu no sábado, mas na sexta foi feriado porque "sempre temos um fim-de-semana prolongado no 4 de Julho" - segundo um amigo nosso.
Como passei o feriado ilustra bem a percepção que eu tenho hoje em dia da "américa" (sou contra usar esse termo, afinal américa é muito mais que os states, mas estou usando aqui em homenagem ao orgulho americano - uma vez por ano, vai).
Aniversário de um amigo em Tiburon, uma cidadezinha fofa ao norte, atravessando a Golden Gate. Um sol maravilhoso que faz lembrar que, afinal de contas, é verão na Califórnia. Um bar com mesinhas ao ar livre, perto da baía, super lotado. Nossa mesa mais lotada ainda, "causando" porque a gente não conseguia sentar todo mundo ao mesmo tempo. Na hora de pagar a conta, alguém jogou uma nota de dez reais no meio dos dólares e os outros gringos se empolgaram, aí virou aquela festa, tinha dinheiro brasileiro, canadense e até taiwanês no meio.
E comentamos que esse é um fenômeno que faz muito parte do que é a nação americana. Imigrantes formaram, formam e provavelmente continuarão formando o que são os Estados Unidos. Além do fato de isso nos fazer sentir mais bem-vindos - ou menos peixe-fora-d'agua (afinal, eu não sou a única gringa com sotaque estranho nas redondezas), acho muito bacana a diversidade que se encontra aqui, de gente, de idéias, crenças, culinárias... muito rico e muito bom estar aqui, absorvendo tudo ao máximo.

No comments: