Friday, August 1, 2008

Marcada por SF!

Esses dias, eu estava no ônibus e, só para distrair, comecei a contar por quantos Starbucks passávamos. Foram 5. Mas eu comecei contar do meio do caminho. Tem um Starbucks aqui em quase toda esquina e para mim, Starbucks é totalmente relacionado com San Francisco, apesar de que quando eu ainda morava em São Paulo eles inauguraram um no Shopping Morumbi.
Mas daí eu comecei a pensar como as marcas são responsáveis por nos fazer sentir em casa. Elas nos proporcionam uma sensação de familiaridade, uma compreensão do tempo e espaço onde estamos. Não é à toa que turista americano adora ver um Mc Donalds em qualquer lugar do mundo. Também não é à toa que aqui nós, brasileiros, quase damos um chilique quando vemos um Guaraná Antartica (conheco uns três pontos de venda).
Bem, então para torna-los familiarizados com SF, resolvi postar minhas "marcas" favoritas e que mais têm cara de San Francisco para mim.

1- Starbucks - como disse, um em cada esquina. É também onde compro meu café de todo dia e um o lugar perfeito para marcar "um café". O único problema é que eles nunca acertam meu nome! (o caixa sempre pede seu nome, vc se senta e um funcionário depois te chama para vc buscar o seu café. Tenho que ficar sempre de olho e levanto ao som de qualquer "Dioama" que escuto.)


2 - Netflix - é uma delícia encontrar um envelope vermelho na caixa de correio! O Netflix é a locadora de DVDs mais incrível do mundo. Ela só existe na internet. Ela te permite fazer uma lista com todos os filmes que vc quer assistir, e vai te mandando aos poucos, à medida que vc vai assistindo (pode ficar com o filme o tempo que quiser). Ela te recomenda os filmes baseada no que vc achou de outros. Ela te deixa ver o que seus amigos andam assistindo, e o que eles acharam dos filmes. Eu amo a Netflix!


3 - Muni - o Muni é o sistema de transporte público de San Francisco. Eu tomo bastante ônibus aqui, e não é um sofrimento. Tudo bem que às vezes o ônibus também fica cheio aqui. Mas dificilmente vc espera muito e é possível chegar em qualquer ponto da cidade com dois ônibus. Os ônibus aqui não tem cobrador, vc pode pagar colocando o dinheiro numa maquininha na entrada ou vc pode comprar o Muni Pass, que vale para qualquer ônibus por um mês inteiro e ainda por cima é lindinho, colorido.


4 - Smart - junte uma cidade com uma incrível (e admirável) consciência ecológica, com o preço da gasolina subindo às nuvens, com um problema crônico de falta de espaço para estacionar e o que vc tem? Smart! O carro é perfeito para San Francisco, e está pipocando nas ruas. Fofo, quem sabe um dia vou ter um?

4 comments:

Pat said...

E Tim Horton? Tem? Adorava o croissant de manteiga para matar saudade do pão de queijo, da coxinha e por aí vai. Era o que tinha de mais perto.
Em Totonto tinha um metropass, 99 dólares mês para andar a vontade. Fundamental!
E para os donos de carro conscientes um sistema de revezamento - era super econômico pq evitava pagar seguro, estacionamento e por aí vai. Deve ter por aí tb, né?

PS: estou escrevendo um e-mail descente, podexá.
PS2: como vc botou esse negocinho de evitar spam?

G said...

Pat, não tenho a menor idéia, nem sabia que o blog tinha um negocinho de evitar spam.
Então, não sei o que é Tim Horton - não tem. O Muni Pass custa só $ 45 dólares, tmb para andar à vontade, e ainda te dá direito a 10% de desconto no supermercado The Real Food. E tem várias empresas de revezar carro - como se fosse um aluguel mas fixo por mês; os mais famosos são o City Car Share e o ZipCar. Mas a gente é doido e comprou um RAV4!
bjo, to esperando o email.

Pat said...

Acabei de ver um link do seu blog lá no Cheri e fiquei com ciúmes. Quero colocar no meu tb! :(

Paulinha Lima said...

Haha tambem guardo meus muni-pass!!! Boa seleção, so trocaria o smart pelo mini-cooper, ô cidade para ter mini! Finalmente, tô lendo, e tô adorando!