Sunday, March 29, 2009

J'adore mon école! A mí, me encanta el CCSF!




Para quem não é familiar com o sistema educational dos Estados Unidos - meu caso quando cheguei aqui - entender a diferença entre college e university, ou que diabos significa ser sophomore, pode parecer complicado.
Mas na verdade é bem simples. Tanto os quatro anos de high school (que no Brasil são três, no segundo grau), quanto os quatro anos de universidade recebem nomes especiais: freshman, sophomore, junior e senior, nessa ordem. Então, ser sophomore significa estar cursando o segundo ano, seja de high school ou de college.
Sim, daí tem também a confusão college e university. Colleges ou community colleges são um intermediário entre a high school e as universidades, onde você pode cursar os dois primeiros anos da sua formação universitária (freshman e sophomore) para depois disso transferir para uma universidade (de quatro anos) - lembrando que aqui você só precisa escolher o seu curso (major) no final do seu ano sophomore (nos dois primeiros anos todo mundo é obrigado a concluir uma formação básica em inglês e matemática). Já university é o equivalente às nossa universidade, sem mistério.
O que talvez cause um pouco mais de confusão é que quando se fala, em inglês, sobre seu tempo de universitário o correto é usar a palavra college mesmo, tipo "when I was in college..."- ainda que você nunca tenha frequentado um community college e tenha ido direto para os quatro anos numa universidade.
Os community colleges, além de serem uma alternativa à entrar direto numa universidade, são abertos à pessoas como eu, que já passaram da fase universitária mas querem estudar línguas, música, arte, astronomia, literatura, culinária ou qualquer coisa que o interesse (em algumas áreas, como culinária por exemplo, você pode se formar, com um associate degree - mais ou menos como os nossos cursos técnicos no Brasil).
Essa introdução toda ao sistema universitário americano é para eu poder apresentar o meu community college: City College of San Francisco. É lá que eu estou estudando esse semestre, antes de começar o meu MBA, e estou maravilhada. É uma universidade pública, o que significa que os prédios não são novinhos, a estrutura não é de última geração e tudo o mais que quem já frequentou qualquer universidade pública já sabe (apesar de a estrutura ainda ser bem melhor do que no Brasil).
Em compensação, os professores são os melhores que eu já tive em minha vida, a universidade é aberta para qualquer um que tenha segundo grau completo e queira se matricular, eles oferecem cursos de tudo quanto é assunto que alguém possa se interessar (no verão estou pensando em fazer dança contemporânea!) e - a melhor parte - eu pago só 20 dólares por crédito, o que significa menos de 200 dólares para um semestre inteiro de aulas de espanhol, francês e piano. Não é tudo de bom?

2 comments:

Paulinha Lima said...

flor, faltaram as notas musicais no título!

G said...

pois é, mas daí é muito avançado e eu ainda estou no beginning... hehehe!