Wednesday, December 3, 2008

Gostinho do Brasil


Eu tenho um casal de amigos aqui, brasileiros, que já estão em São Francisco faz alguns anos. Esses dias a minha amiga estava dando risada e me contando que a sogra manda chinelos havaianas para eles todos os anos. Eu entendo a intenção da sogra dela, e os meus amigos também. É bem querido da parte dela querer que o filho e a nora sintam um gostinho de Brasil, mesmo estando tão longe. Além de havaianas, ela também manda DVDs de filmes como Deus é Brasileiro ou O ano em que meus pais saíram de férias, e às vezes até café Pilão.
Mas o fato é que ela não tem a menor necessidade de gastar um dinheirão para por essas coisas no correio, pois tudo isso se acha aqui e por um preço totalmente razoável. E meus amigos falam pra ela que não precisa, que aqui tem havaianas, etc. mas talvez ela ache que seja só doce e manda assim mesmo.
Eu até já comentei aqui sobre coisas do Brasil que me fazem falta. É claro que nem tudo tem aqui, mas todas essas coisas que são impossíveis de se achar aqui também não tem como por no correio. O que dá para postar, pode ter certeza que tem.
Posso dizer seguramente que, de falta de feijão, pão-de-queijo e de café, brasileiro nenhum sofre por essas bandas. Quem acompanha a novela das oito pode assistir à Globo; quem não vive sem arroz e feijão pode fazer em casa ou comer em restaurantes; quem quer comer churrasco paga caro, mas come; quer tomar Guaraná e comer açaí, goiabada, farofa e frango com quiabo, fácil; se estiver afim de comer uma coxinha e tomar um café, é só ir na lanchonete brasileira. quem não sabe fazer arroz sem Arisco completo (como eu) vai na lojinha brasileira e compra. quem quer usar havaianas, vai na lojinha mamãe-sou-moderninho e compra (por 15 dólares). Enfim, dá para sentir gostinho de Brasil aqui sim!
Viva a globalização! Viva a horda de imigrantes brasileiros! Viva o sucesso que algumas coisas do Brasil fazem no exterior!

1 comment:

Pat said...

Pão-de-queijo no Canadá não tem não. Qse morria de saudade.
Enganava com croissaint de queijo do Tim Hortons, trocando o café por um latte com creme de chocolate. Agora sinto saudade desses últimos.