Friday, November 21, 2008

Agora eu senti!


Muita gente têm me perguntado como estou sentindo a crise econômica aqui nos Estados Unidos. E eu venho respondendo que, pelo menos até agora, não me afetou em nada. Os preços no supermercado não subiram, a gasolina fez foi diminuir recentemente, e eu não estou tentando conseguir crédito - ao menos agora. 
Tudo bem que não tem como não perceber a presença maciça do assunto nas notícias, nas conversas. Parece também que as lojas de departamento estão fazendo mais "sales" do que o costume, ou estão fazendo-os mais cedo. Mas sinceramente, desde que eu cheguei aqui a impressão que eu tenho é de que essas lojas estão em "sale" o tempo todo. Elas só mudam o tema: Black Friday, X-mas, Valentine Day, Spring, Mother's Day, Memorial Day, Fathers' Day, Summer, Independence Day, Back to School, End of Summer, Labor Day, Fall, Columbus Day, Election Day, Thanksgiving, Black Friday... Mas para mim tanto faz, pois não tenho comprado muito mesmo - ao menos agora.
Fora isso,  eu já ouvi de amigos (três) que as empresas deles fizeram cortes de pessoal bem radicais, tipo, 10% de funcionários demitidos da noite para o dia. Isso é assustador! Eles com certeza não estão nada confortáveis. Mas eu não tenho emprego mesmo, então medo de perder o emprego não é algo com o que eu precise conviver - ao menos agora.
Enfim, efeitos diretos da crise na minha vida eu não tinha sentido -  até agora.  Mas semana passada, eu finalmente - e infelizmente - senti uma dor aguda no bolso, resultado direto dessa confusão econômica. E o mais irônico é que eu senti essa dor no Brasil mesmo. Foi quando eu fui dar uma verificadinha no saldo do meu fundo de aposentadoria (que eu pretendo sacar para pagar meu MBA no ano que vem). Ui! Eu não acreditei no que eu vi: 30% sumiram, foram para o ralo, escafederam-se! Mandei um email para o fundo na mesma hora, pedindo explicações. Recebi a resposta no dia seguinte: um texto longuíssimo, que no fim só quer dizer "apostamos na bolsa e nos f..." 
Essa doeu, viu?!

1 comment:

Pat said...

Prevejo que sentirei a primeira na semana que vem. Uma tia está voltando para as festas de fim de ano e mandou um e-mail perguntando o que gostaríamos do freeshop. Fiz uma lista (de dois produtos), já com medo. E a cada dia, escutando a cotação, arrepio mais.

E adivinha o plano do Lula para combater? Publicidade!