Tuesday, September 30, 2008

Luxos do Brasil

Depois de 10 meses longe do Brasil, eu entrei numa fase "as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá."
Tenho sentido bastante saudade da terrinha e, em especial, de coisas incríveis que temos por lá e que agora, com olhar distanciado, eu considero um luxo!
Os campeões da minha "wish list":

Pão francês quentinho todo dia



Aqui, assim como na França, não tem pão francês! Pior ainda, nem padaria, aquele lugar incrível onde você compra não apenas o pãozinho nosso de todo dia, mas um picolé nos dias de calorão e cerveja gelada de garrafa para salvar a festa. Quando estou comendo meu pão de forma torrado de todo dia, fico imaginando que maravilha seria poder ir na esquina de manhãzinha e voltar com um pão quentinho, prontinho pra passar requeijão... Ah, também não tem requeijão!

Suco de cajú natural



Já não tem suco de caju, que dirá natural! Na verdade, suco natural não é coisa muito fácil de encontrar aqui não. Bons tempos aqueles quando eu tomava suco de verdade, feito na hora, todo dia no almoço. Não apenas de caju, claro, mas também de laranja, melancia, goiaba, abacaxi... Bem, na casa da minha mãe tinha! Sabe porque?

Secretária do lar



Esse é outro luxo, indiscutível! Até já falei sobre isso aqui. O assunto "domésticas" no Brasil é um tanto controverso e não quero levantar polêmicas, mas não tem como negar a satisfação que é ter alguém todos os dias na sua casa para ajudar, deixar tudo arrumadinho e ainda fazer um suquinho natural pra hora do almoço! Um luxo só!

Queijinho coalho assado na praia



As praias aqui são lindas, mas... sabe como é, falta alguma coisa. Um pouco mais de calor, uma água com temperatura mais próxima do tolerável permitindo mergulhinhos ocasionais ao longo do dia, e claro, o luxo de ficar sentadinha e receber ofertas de consumo das mais variadas possíveis. Do óculos "raybom" à skol gelada, do mate com limão ao delicioso, maravilhoso queijo coalho assado. Hum...
Só no Brasil!

3 comments:

Pat said...

Quando abriu um supermercado brasileiro no meu bairro canadense que vendia requeijão a 10 dólares, imagine a alegria.
É tão gostoso no começo, né? Tanta coisa para ver, provar, conhecer. E tão chato quando chega essa fase da saudade. Mas ela passa tb. Muda.

Jú D'Alkmin said...

e o pão de queijo?
hihihi,
ah! o guaraná tb!

G said...

Oi Jules.
Olha, (graças a Deus) pão de queijo e guaraná dá para encontrar aqui sim, numa lojinha de produtos brasileiros que fica no bairro mexicano. Lá eu compro coisas básicas para a nossa sobrevivência aqui, como farinha de mandioca, tempero completo Arisco e azeite de dendê. Mas pãozinho francês, caju fresco para fazer suco natural... isso não tem!