Saturday, June 14, 2008

Summertime


Eu já estava até cansada de tanto ouvir a famosa frase "The coldest winter I ever spent was a summer in San Francisco". O pessoal aqui parece que adora essa frase, que ninguém sabe bem ao certo quem foi que disse, e às vezes tenho a sensação de que eles acham até divertido ou interessante o fato de termos que vestir casaco em pleno verão. Eu não acho a menor graça! Para mim um inverno já está bom até demais e que não dure mais do que um ou dois meses.
Mas o fato é que aqui na península de SF o clima tem uma tendência a manter-se frio, e em especial quando está calor. Ontem mesmo eu estava vendo a previsão do tempo no jornal na TV e, enquanto todas as cidades em volta de San Francisco, fora da península, tinham temperaturas em torno de 80F e até 90F, aqui a máxima era de 68F! Mas tem uma explicação para esse fenômeno: é por causa do tal do fog, outro amigo íntimo dos habitantes de San Francisco. Quando a temperatura sobe e a parte continental esquenta, o contato desse calor com a água gelada do oceano Pacífico faz com que o ar condense rapidamente. Daí de uma hora pra outra, a gente vê aquelas nuvens, às vezes bem espessas, vindo em direção à cidade.
Esses dias fez um calor danado, estava uma delícia. Eu até saí mais cedo da aula e fui encontrar minhas amigas na Baker Beach, uma praia bem gostosa que tem aqui na cidade mesmo. De tardinha, resolvi fazer uma supresinha pro Ri; comprei uma cesta de piquenique, um vinho gostoso, uns queijos e peguei ele no trabalho para irmos assistir ao pôr-do-sol do outro lado da Golden Gate Bridge. Afinal, o dia estava lindo!
Em Downtown, onde ele trabalha, estava o mesmo dia lindo que eu testemunhei a tarde inteira: sol, céu azul, calor e só um pouco mais de vento do que estava tendo mais cedo. Daí vamos dirigindo em direção à ponte e, surpresa: lá estava ele, impedindo completamente os meus planos, o fog! Que pôr-do-sol que nada, não dava para ver um palmo à nossa frente. Chegamos a atravessar a ponte, mas não teve jeito, o piquenique foi na sala de casa mesmo!

No comments: