Friday, July 11, 2008

Essa língua que não me pertence!


Tem horas que aprender uma nova língua sucks! Tudo bem, é ótimo aprender, estou melhorando, blá, blá, blá. Mas quando eu dou um fora daqueles, mas daqueles mesmo, dá uma vergonha danada, um desânimo e uma saudade de falar minha língua mãe que eu sei falar tão bem e não dói nada. Mas tenho tentado aprender a dar risada dos meus foras e ficar cada vez mais cara de pau. Só assim se aprende, é verdade. Para provar que estou perdendo a vergonha, vou compartilhas as minhas melhores pérolas:

Aeroporto.
Fila enorme na lanchonete, mocinha com cara de oriental fazendo sanduíche daqueles que vc monta, vai pedindo o que quer e ela vai colocando no pão. Chega a minha vez.
Mocinha: - We have lskdjfes, kiiisdsht, rrieuslllleis, slssivvishl, sdfihsrirorlororlrol.
Eu: - E-Ex.. excuse me? (Cuma?)
Mocinha (mais rápido): - skdjfes, kiiisdsht, rrieuslllleis, slssivvishl, sdfihsrirorlororlrol!
Eu: Cuma?
Mocinha (meio puta já): - skdjfes, kiiisdsht, rrieuslllleis, slssivvishl, sdfihsrirorlororlrol!!!
Eu: Ah... you can put whatever you want! (Vc pode por o que vc quiser!!!)


Festival de Cinema de SF.
Eu de voluntária bem bonita batento papo sobre cinema e tal. Fui ficando cheia, afinal de cinema eu entendo um pouquinho e sei lá, o inglês tava fluindo; até então. Resolvo comentar um assunto que dois filmes do festival abordavam: um enorme dique que o governo chinês vai construir e destruir várias cidades e paisagens naturais.
Eu: You know, the films are about that problem with the dick at China.
Senhor português muito fofo: Oh, you mean the dam, right? She means the dam.
Senhor português para mim bem baixinho: Dique é dam em inglês. Dick é outra coisa... vc sabe...
(Dick é nada mais nada menos que pinto! Não o da galinha, o outro mesmo!!!)

Parque Nacional Yosemite.
Estamos na estrada, de repente um monte de carros parados. Eu olho e vejo um urso! Todo mundo tirando fotos e tal. Eu animadíssima. Para um carro do nosso lado.
Moça com cara de pergunta: What is it? (O que é isso?)
Eu: It's a beer! (É uma cerveja!!!!)
(urso em inglês é bear, logo aprendi.)

No comments: