Tuesday, July 22, 2008

OMG!!!


Uma coisa ótima para quem está aprendendo uma nova língua são as "palavras-chave". Por exemplo, está em dúvida se fala "much" ou "many" (pensamento é contável ou incontável?), vai de "a lot of".
Em inglês, pelo menos aqui nos states, tem uma expressão que é que nem Bombril, vale por mil: Oh my God!
Vale para tudo: surpresa, desapontamento, tristeza, alegria, inveja, condolências e por aí vai. No máximo pode-se variar a entonação, dando-se mais ênfase no "oh", "my" ou "God", ou ainda em todos os três.
Tem também a variação "Gosh!", mas essa eu acho muito breguinha, não gosto não.
Então para quem quiser aprender, aí vão algumas situações-exemplo para você ir exercitando soltar um OMG com vontade e propriedade:

Situação 01: extremo choque e desapontamento
Você entra na Macy's (loja de departamento enorme com um monte de grifes) e vê um sapato Prada m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o. Daí você vira o dito para ler o preço na etiqueta e lá está: $ 789.00
você: - Oh my Goooo...d!

Situação 02:extremo choque e excitamento
Você entra na Macy's um outro dia, digamos dois meses depois da situação anterior, mas dessa vez eles estão em "sale". Lá está o sapato, o mesmo Prada lindo de morrer. Você vira ele como quem não quer nada e, tcha-ram: $ 98.00 (ok, isso é impossível, é só um exemplo com um toque de exagero, certo?!)
você: - Ohmygod, ohmygod, ohmygod!!! (e sai correndo até o caixa)

Situação 03: nojo
Digamos que vc esteja, por algum motivo além da compreensão, comendo um hot-dog de estádio. Eles tem umas maquininhas para você se servir de ketchup, mostarda, etc. Entre comer aquela coisa estranha composta apenas de um pão seco e uma salsicha mal-encarada, você vai lá e coloca um pouquinho de mostarda. Daí vem um teen do seu lado, naquela fase em que o rosto parece que tomou chuva de granizo, e despeja uma quantidade inacreditável de condimentos no hot-dog dele. Você nem consegue mais enxergar o pão.
você (só em pensamento): Oh. My. God.

Situação 04: vergonha
Você está no Wallgreens (uma mistura estranha de farmácia e loja de departamentos - uma outra vez eu explico) e tem uma pilha de canecas de louça com estampas do tipo "I love SF", "Alcatraz", etc. É uma daquelas torres que eles fazem no meio da loja, para dar mais destaque para uma promoção. Elas estão custando $3.oo cada ou 4 por $5.00 (juro, isso existe!).
Você está abaixada procurando na última prateleira um caderno com uma capa decente e quando você se levanta, esbarra na tal torre. Não preciso explicar a sequência.
você (querendo se enfiar num buraco): - OHMYGOD!!!

1 comment:

Pat said...

Também adorava aprender expressões que só tem na língua nativa mesmo. Especialmente aquelas que não aprendemos na escola, such as "making a long story short", "let along", "chances are", "the bottom line is"... Saudade de falar inglês!