Friday, November 21, 2008

Ano 2, aqui vou eu!


Essa foto é da janela da sala da primeira casinha que tivemos aqui. 
Quando chegamos em SF, ficamos dois meses nesse apartamento, que a empresa do Ri alugou, até acharmos um lugar definitivo - o que não foi fácil, por sinal. Eu sofri para achar um apê bacana pra gente, não apenas porque encontrar um lugar decente que não custe uma fábula é tarefa de Hércules aqui em San Francisco, mas também porque eu sofria com meu inglês capenga, tendo que ligar para mil anúncios todos os dias. Minha barra de bookmarks do computador estava dominada por dicionários inglês-português, tradutores e ferramentas de pronúncia e o primeiro vocabulário que eu aprendi consistia em termos como "hardwood floor", "landlord", "detailed ceilings", "split bathroom", "security deposit" etc.
Mesmo assim haviam (muitos) momentos em que o diálogo não rolava mesmo. Com o dono desse apartamento em que eu moro agora, por exemplo, eu nunca consegui me comunicar. Ele é chinês ou japonês, não sei bem, mas tem um sotaque super forte. Eu sei que ele deixava recado no meu celular e eu tinha que esperar o Ri chegar em casa para ouvir e "traduzir" pra mim.
Nessa época, eu estranhava bastante o fato de que o sol já se punha por volta de umas cinco da tarde (essa foto deve ter sido tirada entre 4h30 e 5h30, no máximo). No verão, já foi o extremo oposto, ainda estava claro até umas nove da noite, o que eu acho maravilhoso. Curti ao máximo esses dias longos de verão, a cidade inteira curtiu.
Mas agora voltou a escurecer às cinco de novo. E isso significa que já estou aqui há um ano! Uau, confesso que nem senti. Acho que é porque quando a gente está curtindo, nem vê o tempo passar, né? Vendo essa foto de um dos meus primeiros "sunsets" aqui e lembrando desses primeiros dias é que eu vejo quanta coisa já passou. Quantos amigos fizemos, o quanto meu inglês melhorou (ufa!), quantos dias incríveis tivemos, o quão mais familiar eu me sinto agora com a cidade, e quanta saudade do meu Brasilzinho também!
Pro meu segundo ano aqui, eu não posso desejar nada além de que ele seja tão bacana quanto o primeiro foi. Vamos que vamos!

1 comment:

Pat said...

Cara, algum dia você imaginou que passaria sua vida inteira nos EUA?? E que gostaria disso?
Tão bom surpresa boa, né?