Tuesday, November 4, 2008

Yes we can, but not all of us...




Hoje foram as eleições aqui nos Estados Unidos (para quem ainda não sabe.) E eu fiquei muito decepcionada!
Sim, o Obama venceu e isso é ótimo! Eu não esperava nada diferente disso e fiquei muito feliz por confirmar que nem só de "rednecks" esse país é feito. Eu confesso até que me emocionei com o discurso de vitória dele (acho que estou começando a gostar mesmo dessa nação...) Mas um resultado me impactou muito mais do que a disputa presidencial: a da proposição número 8 aqui da Califórnia.
As proposições são votações estaduais onde é possível, por meio de voto popular, alterar a legislação dos estados. A número 8 foi proposta por um tal de "Ato da Califórnia de Proteção ao Casamento" para tornar inconstitucional a decisão da Suprema Corte da Califórnia em favor do casamento gay. A Suprema Corte do Estado da Califórnia tinha decidido em favor do casamento gay em meados desse ano. Eu até comentei aqui, foi uma corrida aos cartórios e nesse meio tempo, aproximadamente 16 mil casais puderam formalizar sua união.
Porém, a Prop 8, que de acordo com seu título oficial, "Elimina o direito de casais de mesmo sexo de se casarem legalmente" foi aprovada por uma pequena margem. Na Califórnia! Em 2008! Eu simplesmente não acreditei. É muito absurdo... O próprio nome da coligação, que conseguiu reunir mais de 1 milhão de assinaturas para tornar a proposition apta a correr nas eleições, já é um equivoco: como assim proteção ao casamento? O casamento entre heteros não está em risco. O fato de casais gays terem direito a se casar não elimina o direito dos heteros! Que casamento então eles querem proteger? O gay que não é... E depois, o próprio título que eles deram já deveria depor contra a proposição. Eliminar um direito não parece assim muito legal, não é?
Mas o fato é que quem casou casou, quem não casou ainda tem muita luta pela frente...
Ai, que triste!

2 comments:

Carol Nogueira said...
This comment has been removed by the author.
Carol Nogueira said...

Gi,
O momento é de otimismo. Já viu o barquinho na água? Quando ele começa a andar é super difícil, porque a água resiste a se mexer, a sair da inércia. É físico isso, mas também totamente filosófico. A toda ação corresponde uma reação. Acho que vem daí a palavra "reacionário": aqueles que insistem em fazer força pra evitar que o barquinho ande. Mas não tem nada, não. O mundo está sempre mostrando que a gente teve razão de acreditar que é pra frente que ele anda. Apesar dos reacionários, o barquinho toca em frente. Os cães ladram e a caranava passa. Jajá a prop 8 cai por terra. É inútil tentar segurar.