Wednesday, September 10, 2008

Ask your doctor!



Faz tempo eu quero comentar os comerciais de remédio aqui nos EUA, pois foi uma das coisas que mais me chamou a atenção na TV logo que cheguei. É impressionante a quantidade de remédios que os americanos consomem e a presença maciça de comerciais de remédio na TV é uma prova disso. Mas o que me chamou a atenção não foi exatamente a quantidade mas o formato.
A regulamentação dos comerciais pela FDA (Food and Drug Administration) exige que sejam citados os efeitos colaterais e riscos do remédio que está sendo anunciado. Sendo assim, normalmente nesses comerciais enquanto você vê uma pessoa sorrindo caminhando num parque, a locução está dizendo coisas horríveis como por exemplo "o uso de Yaz traz riscos ao fígado e pode causar AVC ou ataque cardíaco" ou "Celerex pode causar úlcera, ataque cardíaco e morte".
Mas parece que o público não leva muito à sério os avisos pois os U$5 bilhões que a indústria farmaceutica dos Estados Unidos gasta por ano em propaganda direta ao consumidor não devem estar sendo desperdiçados. Na verdade uma boa parcela do público se diverte (!) com os comerciais, fazendo paródias hilárias. Abaixo links para um comercial verdadeiro e duas paródias de chorar de rir.

Celebrex

Ask your doc about Tequila

Annuale

3 comments:

Pat said...

Seus posts estão cada dia mais legais. Dá saudade de conversar com você.
Bj.

G said...

12/7 tô aí!! ;-)

Carol Nogueira said...

Gigi, me manda escreve um email? Queria te pedir umas dicas sobre San Francisco. Beijinho, viu!
carolnogueira@gmail.com