Sunday, September 7, 2008

"I don't want to move to a city where the only cultural advantage is being able to make a right turn on a red light." Alvy Singer



Quando decidimos nos mudar para os Estados Unidos, tínhamos duas possibilidades: Los Angeles ou San Francisco. Eu que nunca tinha colocado os pés aqui nos states, não tinha uma forte preferência por nenhuma das duas. De qualquer forma eu estaria na Califórnia, eu pensava. Na verdade o que me dividia naquela época eram as possibilidades acadêmicas: UCLA ou UC Berkeley? E no começo, eu até estava mais inclinada à UCLA por causa de um curso de extensão que me pareceu bacana e dentro do meu orçamento.
Mas viemos para San Francisco, me encantei com a cidade num piscar de olhos, conheci a UC Berkeley e agora estou enlouquecida e apaixonadamente me preparando para tentar fazer um MBA lá, certa de que não há lugar melhor para mim.
E foi somente agora, dia 1 (feriado de Dia do Trabalho aqui) que eu pude finalmente conhecer a outra opção que tive no passado. Vou tentar não ser muito dura, afinal eu curti Los Angeles, de certa forma. Mas G-R-A-Ç-A-S-A-D-E-U-S-! não foi pra lá que me mudei! Não sei, é difícil explicar algo tão subjetivo, mas L.A. não é a cidade para mim. Muito mainstream. Mais gente hip-hop style do que eu posso tolerar. Sujo. Muito trânsito, não se anda à pé, não tem transporte público decente. Muito plástico. Pouca reciclagem.
Tudo bem, tem o sol maravilhoso, praia e tudo de bom que vem junto com esses dois ingredientes. Alí sim tá rolando um verão de verdade! Mas em compensação aqui tem uma praia onde a gente pode levar cerva para tomar na areia, e lá não. Brasileiro tem que tomar uma cerva na areia, senão não é a experiência completa de curtir um dia de praia.
No fim, a impressão que fiquei de Los Angeles se resume nessa foto que postei: a praia, o sol, muitos carros e umas palmeiras compriiiidas que mais parecem ser de mentira.

p.s.
Sobre o título do post: Alvy Singer é o personagem do Woody Allen no filme Annie Hall. Ok, eu também posso virar à direita no sinal vermelho em SF (espero não fazer isso no Brasil no final do ano, hahahaha) e ele está falando do ponto de vista de quem mora em NY mas eu adoro essa frase e agora sinto que a compreendo ainda melhor.

No comments: