Tuesday, October 21, 2008

Notícias de chorar (de rir)


Muita gente diz que aqui nos Estados Unidos as pessoas são bastante alienadas, e que as "notícias" que a maioria dos americanos seguem são mais ligadas à vida particular de celebridades do que ao que está acontecendo de importante no mundo. Em certo grau, é verdade. Eu nunca vi tanta revista de fofoca e tem programa na televisão só falando da vida alheia. Mas ao mesmo tempo, a gente também tem lá nossas Caras e cia no Brasil (conheço até gente que assina!!!).
Com relação à política e economia internacional, acho que em média no Brasil recebemos mais informações, mas tanto lá quando aqui o fato é que quem se interessa em entender de verdade o que acontece no mundo, tem fontes à disposição mas precisa tomar um tempo para ler. O que acontece é que muita gente tem preguiça de realmente se debruçar sobre um jornal sério, sem muitas "figuras", e o conhecimento se resume às manchetes, essa é a verdade. Aqui ou no Brasil.
Enquanto eu leio meu jornal preferido aqui, eu fico pensando nisso. Esse jornal, o The Onion, não tem uma notícia sequer que seja real. É tudo inventado, em textos hilários, de chorar de rir (sozinha no ônibus, pense!). Ele é de graça, toda quinta-feira. Eu leio toda semana, pois além de dar umas ótimas risadas, aprendo um inglês mais coloquial e irônico (sim, existe ironia aqui, por mais que muita gente nunca tenha visto). O que eu acho mais interessante é que as notícias, apesar de totalmente falsas, abordam assuntos que estão sendo discutidos pelos veículos "sérios" e geralmente fazem (sérias) críticas inteligentes, por meio de humor. É um bom complemento para os jornais sérios.
Confere lá, tem uma versão online: The Onion

1 comment:

Pat said...

Tô doida para ir te visitar e ver a sua ironia sobre a cidade. Sempre admirei seu jeito de ver, sentir e se expressar. Mas agora estou sentindo até inveja. Blog gostoso, textos deliciosos... opa! Me fez lembrar do outro. Vou lá comentar