Thursday, October 16, 2008

Roupa suja - não - se lava em casa!

Uma coisa que aqui é bem diferente do Brasil é como se lava roupa. No Brasil, a gente lava em casa. Ou a nossa amada faxineira lava pra gente, para ser mais exata. Todo mundo tem máquina de lavar, tanquinho, ou pelo menos tanque, seja qual for a condição social. Lavanderia é coisa para o vestido de festa, ou para gente muito rica e metida à besta.
Aqui é totalmente diferente. Chique é quem tem máquina de lavar e secar em casa. As pessoas "normais" têm que ir à lavanderia, daquelas que têm um monte de máquinas que funcionam na base das moedinhas (as chamadas coin-op). A lavanderia, junto com o parquímetro e o ônibus, são responsáveis pelo quarter (a moeda de 25 centavos) ser necessidade básica no dia-a-dia dos americanos.
Eu ainda tenho sorte, pois no meu prédio tem máquina (apesar de também ser de moeda). Mas quase todos meus amigos aqui têm que carregar a trouxa de roupa suja (muitas vezes ladeira acima) até a lavanderia mais próxima.  E esperar. Sentado na cadeirinha de plástico. Ninguém merece!
Porém, existem algumas laundries bem bacanas, com sofazinho, máquina de café e até internet wireless. Eu tenho uma lavanderia preferida aqui em San Francisco, apesar de nunca ter utilizado seus serviços. Ela é favorita porque tem o nome mais incrível, que mais fala ao coração dos frequentadores de laundromat: The missing sock. É daquelas coisas que você pensa, "pô, queria ter tido essa idéia." Genial! 
Agora, mais genial ainda é o que eu achei numa outra lavanderia: um serviço de "exchange" para os pobres donos de meias solitárias. Se vc achar um par similar ao seu, é só pegar! Não é o máximo?



1 comment:

Pat said...

Cara, se a gente perde meia em casa, imagina numa lavanderia.
Sinceramente, voltei achando chique mesmo ter máquina em casa. Esganicei tanta roupa jogando na máquina. E a secadora então... maldade com as bichinhas.