Tuesday, October 7, 2008

Welcome to San Francisco!


Eu ainda não comentei como é bacana morar numa cidade que está sempre cheia de turistas. Claro, tem alguns momentos em que enche o saco, tipo quando você está com pressa no centro e tem uma multidão com câmeras e sacolas olhando para todos os lados e andando com passo de formiga na sua frente. Ufa!
Mas fora isso, é muito legal. Você vê gente de todo tipo, escuta mil línguas diferentes, dá informação e bate papo com gente interessada em saber mais sobre a cidade.
E também parece que está todo mundo feliz. Os turistas estão felicíssimos, afinal de contas, a cidade é linda de morrer e eles estão de férias. Mas aposto que os comerciantes e a população em geral também ficam felizes com a presença dos turistas aqui. Vou confessar que era bacana quando eu pegava o cable car e os turistas faziam "oohhhh!" admirando a vista justamente na esquina onde eu descia, do lado do meu primeiro apartamento aqui. Eu pensava, meio metida: "foi mal, eu moro aqui!"
E eu fico vendo isso e pensando, que pena que o Brasil não explora bem o turismo! Com tantos lugares absolutamente incríveis, um povo alegre e acolhedor, era para nossa terrinha estar tão lotada de visitantes como aqui. Temos muito que aprender... o turista que vai ao Brasil, ao invés de encontrar estrutura e informações para visitantes, é enganado pelo taxista malandro.
Na verdade, acho que o governo e a indústria do turismo têm uma grande responsabilidade nisso. Eu não vejo uma promoção do Brasil que faça jus ao nosso país e que incentive o turismo de uma forma legal. Depois de quase um ano aqui, a imagem que eu vejo muita gente daqui tendo do Brasil, promovida pelo cinema e por uma indústria de prostituição, é a da favela, a de um país que só tem pobreza e muita violência, ("é assim mesmo, como no Cidade de Deus?"), cheio de mulatas dançando peladas, onde os gringos podem tomar caipirinha e dançar salsa ("ou é samba?") na beira da praia. Ah, sim, e depois do Carnaval, dar uma chegadinha na Amazônia, "antes que os brasileiros acabem de destruí-la." Aff...



No comments: